Componente de Apoio à Família (CAF)

Durante os periodos lectivos, a CAF funciona, no periodo da manhã, das 8h às 10h, para 40 crianças e no periodo da tarde, das 16 às 18h para outras 40 crianças.

Os principios orientadores da CAF são:
Fomentar o desenvolvimento e as autonomias das crianças, contribuindo para a sua auto-organização, para o aumento da sua auto-estima e para o aumento das suas competências;

Implicar as famílias e promover as suas competências, nos percursos educativos das suas crianças;

Dar visibilidade positiva aos percursos educativos das crianças, através da mostra do trabalho desenvolvido e da promoção de iniciativas abertas à comunidade;

Parceria educativa com todos os agentes educativos, centrada na criança

Dia a dia...

As crianças inscritas em CAF tem um horário de 9 horas de "trabalho" portanto o nosso grande objectivo em periodo de CAF é que as crianças brinquem, experienciem e se divirtam aprendendo.

A CAF está então organizada em centros de interesse, nomeadamente:

Leitura e escrita livre de histórias, jogos de mesa, costura e artesanato, desenho e pintura livre, modelagem (barro e plasticina), criar e construir, fantasia e dramatização/casinha, construção/legos, carrinhos, visionamento de filmes, ping-pong, cantinho do pensar e troca de correspondência.

De Segunda a Quinta-feira as crianças inscrevem-se livremente, sendo regra que não podem estar mais que 3 vezes por semana no mesmo atelier.

À sexta-feira juntamo-nos todos para reunir, ao que chamamos conselho. Neste conselho discutimos todo o tipo de acontecimentos da semana, baseado num diario de parede que as crianças vão preenchendo ao longo da semana.

Entre muitos assuntos discute-se também comportamentos, responsabilidades, saber estar, saber fazer e competências de cada criança, que culmina numa cor atribuida a cada criança, ou seja:

Cor branca - Obriga as monitoras a levantar a voz; perturba o trabalho e as brincadeiras dos colegas e provoca os colegas.
Cor amarela - Obedece às vezes às monitoras; respeita as decisões do "conselho"; é capaz de ouvir as monitoras e os colegas.
Cor vermelha - sabe pedir a palavra; respeita o material; arruma todos os materiais e brinquedos após brincar.
Cor verde - Utiliza sempre o diário de parede para resolver um conflito; trabalha, brinca e circula sem perturbar.
Cor azul - Trata das suas tarefas e responsabilidades nas salas; trabalha e brinca em pequenos grupos sem conflitos.
Cor castanha - organiza um grupo de trabalho; traz uma ideia nova para os atelier's e executa-a com outros colegas.
Cor preta - é considerado um adulto







Outros Projectos e Actividades

Para além do funcionamento normal, a CAF tem também a decorrer outros projectos e actividades:

Encontros de Pais
Estes encontros pretendem, no espaço da escola e em horário pós-laboral, possibilitar a troca de experiências, debater os modelos educativos que servem a cada família, etc.

Tradições Familiares
Este projecto tem os seguintes objectivos:
- Identificar e ajudar a reconhecer o jantar em familia como importante contexto de socialização e aprendizagem familiar;
- Identificar e ajudar a reconhecer diferentes tradições gastronómicas e de organização do espaço de refeição familiar;
- Realizar questionário sobre tradições e rituais vividos em família e sua importância na herança cultural e no desenvolvimento das crianças;
- Realizar uma exposição fotográfica como mostra da importância e da diversidade destes momentos na educação alimentar e emocional das crianças.

Já fomos a casa de 10 familias e a equipa está muito contente e entusiasmada com o projecto.
Outras ideias tem surgido ao longo deste projecto... daremos noticias!

Mini Banco do Tempo
Este minisistema de servicos foi criado pelas crian;as que, ao terem conhecimento da existencia e do funcionamento do banco do tempo, depressa se mostraram interessados em criar um minibanco que funcionasse dentro da CAF com os servicos realizados por eles, e que os ajudasse no funcionamento do seu dia a dia.
A criacao deste sistema teve como objectivos a promocao da cooperacao e do espirito de inter ajuda, partilha e troca de saberes entre as criancas.
Foi criado pelas criancas um simbolo e uma tabela de servicos a dar e a receber. O tempo gasto na execucao dos servicos ]e contado em tempos que equivalem a minutos e os servicos sao os mais variados - ligar a tv, arrumar mochilas, colocar folhas no cavalete, etc.

No fim de cada periodo lectivo sao atribuidos premios as criancas que mais conseguiram equilibrar os tempos do dar e do receber.
Daremos noticias breves sobre os vencedores.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Melhores histórias (Abril)

Parabéns. A maioria das vossas histórias estão espetaculares! Muito criativas. Continuem.
E como combinado, vai ser publicada no blog a história mais criativa de cada mês.
Palavra puxa palavra
Gosto de comer fruta
fruta que faz bem ao nosso corpo
corpo humano que liga ao Urano
Urano esquisito como chimpanzé
chimpanzé esquisito como um mosquito
mosquito pequenino
como um pino
pino engrançado como um macaco
macaco despenteado
despenteado como um menino acordado
acordado como um menino encantado.
Diana Gomes, Maragrida Mendes e Susana Luz

2 comentários:

  1. Gosto do vosso poema.
    poema que faz bem à alma.
    Alma que não é pequena.
    Pequena como uma ervilha.
    ervilha de cheiro
    Cheiro de PrimaVera
    A PrimaVera está no Brasil bebendo água por um cantil.
    Cantil...cantile....cantilena,
    cantilena é um poema.

    E como voçês "cantaram" bem!
    Parabéns pelo vosso Palavra puxa palavra!!!!

    Patrícia e Assunção (CMC)

    ResponderEliminar
  2. Gosto do vosso poema.
    poema que faz bem à alma.
    Alma que não é pequena.
    Pequena como uma ervilha.
    ervilha de cheiro
    Cheiro de PrimaVera
    A PrimaVera está no Brasil bebendo água por um cantil.
    Cantil...cantile....cantilena,
    cantilena é um poema.

    E como voçês "cantaram" bem!
    Parabéns pelo vosso Palavra puxa palavra!!!!

    Patrícia e Assunção (CMC)

    ResponderEliminar