Componente de Apoio à Família (CAF)
Durante os periodos lectivos, a CAF funciona, no periodo da manhã, das 8h às 10h, para 40 crianças e no periodo da tarde, das 16 às 18h para outras 40 crianças.
Os principios orientadores da CAF são:
Fomentar o desenvolvimento e as autonomias das crianças, contribuindo para a sua auto-organização, para o aumento da sua auto-estima e para o aumento das suas competências;
Implicar as famílias e promover as suas competências, nos percursos educativos das suas crianças;
Dar visibilidade positiva aos percursos educativos das crianças, através da mostra do trabalho desenvolvido e da promoção de iniciativas abertas à comunidade;
Parceria educativa com todos os agentes educativos, centrada na criança
Dia a dia...
As crianças inscritas em CAF tem um horário de 9 horas de "trabalho" portanto o nosso grande objectivo em periodo de CAF é que as crianças brinquem, experienciem e se divirtam aprendendo.
A CAF está então organizada em centros de interesse, nomeadamente:
Leitura e escrita livre de histórias, jogos de mesa, costura e artesanato, desenho e pintura livre, modelagem (barro e plasticina), criar e construir, fantasia e dramatização/casinha, construção/legos, carrinhos, visionamento de filmes, ping-pong, cantinho do pensar e troca de correspondência.
De Segunda a Quinta-feira as crianças inscrevem-se livremente, sendo regra que não podem estar mais que 3 vezes por semana no mesmo atelier.
À sexta-feira juntamo-nos todos para reunir, ao que chamamos conselho. Neste conselho discutimos todo o tipo de acontecimentos da semana, baseado num diario de parede que as crianças vão preenchendo ao longo da semana.
Entre muitos assuntos discute-se também comportamentos, responsabilidades, saber estar, saber fazer e competências de cada criança, que culmina numa cor atribuida a cada criança, ou seja:
Cor branca - Obriga as monitoras a levantar a voz; perturba o trabalho e as brincadeiras dos colegas e provoca os colegas.
Cor amarela - Obedece às vezes às monitoras; respeita as decisões do "conselho"; é capaz de ouvir as monitoras e os colegas.
Cor vermelha - sabe pedir a palavra; respeita o material; arruma todos os materiais e brinquedos após brincar.
Cor verde - Utiliza sempre o diário de parede para resolver um conflito; trabalha, brinca e circula sem perturbar.
Cor azul - Trata das suas tarefas e responsabilidades nas salas; trabalha e brinca em pequenos grupos sem conflitos.
Cor castanha - organiza um grupo de trabalho; traz uma ideia nova para os atelier's e executa-a com outros colegas.
Cor preta - é considerado um adulto
Outros Projectos e Actividades
Para além do funcionamento normal, a CAF tem também a decorrer outros projectos e actividades:
Encontros de Pais
Estes encontros pretendem, no espaço da escola e em horário pós-laboral, possibilitar a troca de experiências, debater os modelos educativos que servem a cada família, etc.
Tradições Familiares
Este projecto tem os seguintes objectivos:
- Identificar e ajudar a reconhecer o jantar em familia como importante contexto de socialização e aprendizagem familiar;
- Identificar e ajudar a reconhecer diferentes tradições gastronómicas e de organização do espaço de refeição familiar;
- Realizar questionário sobre tradições e rituais vividos em família e sua importância na herança cultural e no desenvolvimento das crianças;
- Realizar uma exposição fotográfica como mostra da importância e da diversidade destes momentos na educação alimentar e emocional das crianças.
Já fomos a casa de 10 familias e a equipa está muito contente e entusiasmada com o projecto.
Outras ideias tem surgido ao longo deste projecto... daremos noticias!
Mini Banco do Tempo
Este minisistema de servicos foi criado pelas crian;as que, ao terem conhecimento da existencia e do funcionamento do banco do tempo, depressa se mostraram interessados em criar um minibanco que funcionasse dentro da CAF com os servicos realizados por eles, e que os ajudasse no funcionamento do seu dia a dia.
A criacao deste sistema teve como objectivos a promocao da cooperacao e do espirito de inter ajuda, partilha e troca de saberes entre as criancas.
Foi criado pelas criancas um simbolo e uma tabela de servicos a dar e a receber. O tempo gasto na execucao dos servicos ]e contado em tempos que equivalem a minutos e os servicos sao os mais variados - ligar a tv, arrumar mochilas, colocar folhas no cavalete, etc.
No fim de cada periodo lectivo sao atribuidos premios as criancas que mais conseguiram equilibrar os tempos do dar e do receber.
Daremos noticias breves sobre os vencedores.
Sem comentários:
Enviar um comentário